Expansão estabilidade Boeing 737 MAX 8





Fonte: gizmodo.uol 





O problema da aeronave 737 Max 8  está situado em três pontos. O sensor de ângulo de ataque, defeitos no MCAS e na aerodinâmica do sistema. Para a solução dessa questão precisa realizar alterações nos três pontos. Primeiramente a verificação do produto, ou seja,  realizar a troca do sensor por um outro que seja capaz de apresentar condições de alinhamento e leitura correta de dados para o voo. É necessária a avaliação técnica e simulações detalhadas com esse sensor de maneira crítica afim de classificar a perfomance do mesmo.


O segundo passo é avaliação da aerodinâmica da aeronave. Esse projeto foi feito com as turbinas sendo colocadas em um ponto mais alto das asas e mais distantes da fuselagem. Segundo a Boeing esse novo posicionamento faria com que o sistema fosse mais econômico, atingindo o objetivo do projeto. Porém o sistema adquiriu uma nova instabilidade com essas mudanças. Dessa forma para a compensar as alterações, foi decidido que o software utilizado na aeronave compensaria automaticamente esse "ganho" instável na nova localização dos motores. É necessário realizar uma nova avaliação da aerodinâmica com testes de estabilidades com software atualizado e que não apresente defeitos.


O terceiro passo se dá em paralelo com o passo anterior. Segundo relatado pela empresa, o software MCAS apresentou falhas durante os voos realizados. Como algumas linhas do código colaboraram para o acidente da aeronave, é preciso que os programadores revejam o a programação e realize novos testes com a aerodinâmica atual, afim de chegar em um consenso com a equipe responsável pelo novo posicionamento dos motores. Deve ser destacado que haja um equilíbrio entre o posicionamento e o software e avaliem a simulação do novo modelo.




Um outro detalhe do acidente foi a falta de treinamento dos pilotos em relação ao novo software. Conforme relatado, eles não sabiam como lidar com a reação da aeronave no voo. Dessa forma, já que cada sistema pertence a um sistema maior, deve-se testar os novos sensores juntamente com o software atualizado e com o posicionamento mais econômico dos motores. Destaca-se também uma equipe responsável no treinamento dos pilotos na realização dos testes. 










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