Expansão estabilidade Boeing 737 MAX 8
Fonte: gizmodo.uol
O problema da aeronave 737 Max 8 está situado em três pontos. O sensor de
ângulo de ataque, defeitos no MCAS e na aerodinâmica do sistema. Para a solução
dessa questão precisa realizar alterações nos três pontos. Primeiramente a verificação
do produto, ou seja, realizar a troca do
sensor por um outro que seja capaz de apresentar condições de alinhamento e
leitura correta de dados para o voo. É necessária a avaliação técnica e
simulações detalhadas com esse sensor de maneira crítica afim de classificar a
perfomance do mesmo.
O segundo passo é avaliação da aerodinâmica da aeronave. Esse
projeto foi feito com as turbinas sendo colocadas em um ponto mais alto das
asas e mais distantes da fuselagem. Segundo a Boeing esse novo posicionamento
faria com que o sistema fosse mais econômico, atingindo o objetivo do projeto.
Porém o sistema adquiriu uma nova instabilidade com essas mudanças. Dessa forma
para a compensar as alterações, foi decidido que o software utilizado na
aeronave compensaria automaticamente esse "ganho" instável na nova
localização dos motores. É necessário realizar uma nova avaliação da
aerodinâmica com testes de estabilidades com software atualizado e que não
apresente defeitos.
O terceiro passo se dá em paralelo com o passo anterior.
Segundo relatado pela empresa, o software MCAS apresentou falhas durante os
voos realizados. Como algumas linhas do código colaboraram para o acidente da
aeronave, é preciso que os programadores revejam o a programação e realize
novos testes com a aerodinâmica atual, afim de chegar em um consenso com a equipe
responsável pelo novo posicionamento dos motores. Deve ser destacado que haja
um equilíbrio entre o posicionamento e o software e avaliem a simulação do novo
modelo.
Um outro detalhe do acidente foi a falta de treinamento dos
pilotos em relação ao novo software. Conforme relatado, eles não sabiam como
lidar com a reação da aeronave no voo. Dessa forma, já que cada sistema
pertence a um sistema maior, deve-se testar os novos sensores juntamente com o
software atualizado e com o posicionamento mais econômico dos motores.
Destaca-se também uma equipe responsável no treinamento dos pilotos na
realização dos testes.
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