Six Sigma

Six Sigma é um conjunto de técnicas oriundas da Motorola afim de atingir uma melhoria nos processos e eliminar defeitos. Pode ser definido como sendo uma estratégia gerencial para possibilitar mudanças nas instituições, que proporciona melhorias nos processos, serviços oferecidos e produtos, fornecendo o seu melhor satisfazendo os clientes. Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer processo de uma empresa, como: logística, financeiro e compras. Jack  Welch, em Janeiro de 1996, iniciou o Seis Sigma dando ele o devido valor que possui atualmente. "Seis Sigma é o mais importante treinamento de gerência que nós já tivemos." “Seis Sigma mudou o DNA da General Electric e representa agora a  nossa forma de trabalho. Tal metodologia deve estar presente em tudo o que fazemos e em todo produto que desenvolvemos.”

Mikel Harry foi um dos pioneiros do Six Sigma da Motorola, posição de co-fundador, foi responsável pela pesquisa e desenvolvimento de modelos e métodos avançados de engenharia Six Sigma. Ele desenvolveu a estratégia de implemetação dessa metodologia, diretrizes de implantação e ferramentas avançadas. " Seis Sigma é uma metodologia para melhoria de processos que faz com que se atinjam níveis de defeitos de 3,4 ppm para as características críticas de qualidade dos clientes (CTQ’s).”






Visão geral do Six Sigma: Pode ser aplicado em toda a empresa.






A metodologia do Seis Sigma é o DMAIC utilizado para desenvolvimento e melhorias nas organizações, este consiste nas etapas a seguir:




Ciclo  DMAIC


D -Define (Definir): Definir de forma clara o escopo do projeto visando em quais produtos e serviços devem ocorrer melhorias, destaca-se a finalidade e metas do mesmo, que devem ser atingidas.

M - Measure (Medir): Mensurar o problema em si, quantificá-lo através de indicadores demonstrando a qualidade, custo e produtividade de processo. Baseia-se na coleta de dados informações de forma quantitativa e estatística. Utiliza-se as ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, Pareto, Matriz GUT ou Causa e Efeito.

A- Analyze (Analisar): Nessa etapa deve-se identificar a causa principal do problema. Normalmente são levantadas outras causas que envolvem o processo. Assim, deve-se  priorizar e validar a causa raiz dentre as outras causas. A utilização dos 5 Porquês é um método interessante para ajudar nas etapas de priorização e validação.

I- Improve (Melhorar): Deve-se identificar soluções que sejam possíveis para evitar a causa raiz do  problema. Deve- se testar a efetividade da solução afim de analisar se o resultado é promissor e dessa forma concretizá-la. Outras soluções encontradas podem ser testadas e registradas para uma futura aplicação. As etapas desse processo são:
- Identificação e criação de soluções;
- Concentração nas soluções simples  e de fácil implementação;
- Teste das soluções
- Plano de ação,pode-se utilizar a ferramenta 5W2H
- Implementação e implantação das melhorias

C - Control (Controlar): Essa etapa tem como objetivo controlar as ações do plano de ação. É imprescindível que os critérios de controle sejam definidos, por exemplo: metas, estatísticas afim de que se possa monitorar as ações que estão sendo implementadas. A performance do plano de ação deve ser verificado para garantir que os resultados sejam alcançados e assim avaliar se as ações de melhorias foram eficazes. A ideia desse passo é buscar a melhoria contínua.    





O Six Sigma é constituído nos pilares: Infraestrutura de especialistas: Sponsors, Champions, Master Black Belt, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt e White Belt


Six Sigma está relacionado com uma medida, no caso uma medida de variação chamada sigma. Seu nome é referente ao seis níveis de qualidade , no qual cada etapa é nomeada de sigma e exprime  a quantidade máxima permitida de defeitos por milhão. A frequência dos erros cometidos é medida, afim de atingir as estatísticas próximas ao sexto nível sigma. Dessa forma, entende-se a redução da variação no resultado que é entregue aos clientes, numa taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.  Na tabela abaixo é relacionado cada sigma com a quantidade de defeitos por milhão. 



Fonte: autor



Um produto possuindo o 6 sigma significa que a qualidade é notável, ou seja, a chance  de produzir defeitos é muito baixa, tendendo a ser nula. A medida estatística sigma é utilizada para a medição de taxa de falhas nos processos.


Benefícios do Six Sigma
O Six Sigma apresenta benefícios quando aplicado em uma organização. Pode-se destacar dentre eles:
- Processos padronizados e estabilizados;
-Estresses reduzidos que ocasionados pelos problemas de qualidade;
- Uma maior produtividade;
-Redução dos custos originados pelos  por erros e retrabalhos;
- Aumento da satisfação dos clientes internos e externos;

A metodologia Six Sigma tem um papel na mudança cultural da empresa onde é aplicada. Considerada uma filosofia de trabalho, acarreta no âmbito das pessoas a modificação do comportamento, pois os projetos Six Sigma necessitam ter um impacto concreto. Abrange a motivação das pessoas: investir em treinamento permite tempo para que surjam inovações. Desenvolve confiança, pensar cientificamente permite que as decisões fiquem mais claras. Mudanças de processos transformam a maneira de como os indivíduos trabalham e eliminam  toda a questão burocrática. Promove  o progresso de projetos que são desenvolvidos em equipe, os quais requerem grande trabalho. O cliente norteia a seleção de projetos através de suas exigências.

Para que todo esse processo seja realizado, é  necessário kit de ferramentas para que se possa melhorar os processos de negócios, assim os processos se tornam mais confiáveis e  transparentes. A tomada de decisão baseada em fatos é permitida e pode-se destacar  o fornecimento de plataforma que visa o crescimento lucrativo. As metas organizacionais e de processos são trabalhadas seus alinhamentos, o foco no cliente é determinado. A linguagem comum entre os indivíduos, fornecedores e clientes internos é estabelecida.




Projeto típico de seis sigma em engenharia de sistemas


A empresa enxerga que houve problemas  na integração de sistemas em propostas e projetos anteriores;

É necessária a formação de um equipe para a coleta de dados e para determinar a causa raiz do problema;

90% das ultrapassagens são requisitos de interface que não foram compreendidos;

Os procedimentos para revisão de interface são anotados afim de utilizar as melhores práticas dos projetos antecedentes;

Uso de um projeto piloto utiliza novos procedimentos e critérios de revisão;

Para evitar problemas que podem surgir,modifica o processo e o treinamento padrão da organização.

  


Aplicabilidade à Engenharia

As "partes" que compõem a engenharia de sistemas  são produzidas através de processos que não tem mecanizações previsíveis;

A aplicação rigorosa da  metodologia Six Sigma pode ser impedida  por simples variações  nos processos cognitivos humanos;

A variação de um processo nunca deve ser eliminada ou reduzida a um nível moderado;

Não há possibilidade de medir os resultados claramente e retorná-los a empresa, ele é analisado em redução de riscos, crescimento na satisfação do cliente, e lances mais competitivos no mercado.




Como o Six Sigma ajuda na melhoria de processos


Os esforços de PI geralmente geram pouco impacto direto nas metas de negócios (resultados medidos com em atividades implementadas);

Six Sigma fornece resultados que importam para gerentes (menos defeitos, maior eficiência, economia de custos);

Concentra-se na solução de problemas em pequenos grupos  e permite sucessos frequentes (3-9 meses), se concentra na percepção de qualidade do cliente.



As barreiras e desafios


Têm-se problemas mais claros, soluções mais simples e pagamentos maiores e menos necessidade de coordenação.

Os projetos posteriores se tornam mais difíceis;

Manter esforços de projetos e esforços semelhantes;

Deve-se focar a "dor" e não a solução já assumida;

Dificuldade de analisar problemas de engenharia devido aos dados inexistentes e problemas de gravação;


Os dados devem ser demonstrados ao gerente, ter menos valor em um ambiente caótico e envolvimento dos clientes.

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