Six Sigma
Six Sigma é um conjunto de técnicas oriundas da Motorola afim
de atingir uma melhoria nos processos e eliminar defeitos. Pode ser definido
como sendo uma estratégia gerencial para possibilitar mudanças nas
instituições, que proporciona melhorias nos processos, serviços oferecidos e
produtos, fornecendo o seu melhor satisfazendo os clientes. Essa metodologia
pode ser aplicada em qualquer processo de uma empresa, como: logística,
financeiro e compras. Jack Welch, em
Janeiro de 1996, iniciou o Seis Sigma dando ele o devido valor que possui
atualmente. "Seis Sigma é o mais importante treinamento de gerência que
nós já tivemos." “Seis Sigma mudou o DNA da General Electric e representa
agora a nossa forma de trabalho. Tal
metodologia deve estar presente em tudo o que fazemos e em todo produto que
desenvolvemos.”
Mikel Harry foi
um dos pioneiros do Six Sigma da Motorola, posição de co-fundador, foi
responsável pela pesquisa e desenvolvimento de modelos e métodos avançados de
engenharia Six Sigma. Ele desenvolveu a estratégia de implemetação dessa
metodologia, diretrizes de implantação e ferramentas avançadas. " Seis
Sigma é uma metodologia para melhoria de processos que faz com que se atinjam
níveis de defeitos de 3,4 ppm para as características críticas de qualidade dos
clientes (CTQ’s).”
Visão geral do Six Sigma: Pode ser
aplicado em toda a empresa.
A metodologia do Seis
Sigma é o DMAIC utilizado para desenvolvimento e melhorias nas organizações,
este consiste nas etapas a seguir:
Ciclo DMAIC
D -Define (Definir): Definir de forma clara o escopo do
projeto visando em quais produtos e serviços devem ocorrer melhorias,
destaca-se a finalidade e metas do mesmo, que devem ser atingidas.
M - Measure (Medir): Mensurar o problema em si,
quantificá-lo através de indicadores demonstrando a qualidade, custo e
produtividade de processo. Baseia-se na coleta de dados informações de forma
quantitativa e estatística. Utiliza-se as ferramentas como o
Diagrama de Ishikawa, Pareto, Matriz GUT ou Causa e Efeito.
A- Analyze (Analisar): Nessa etapa deve-se identificar a causa principal do problema. Normalmente
são levantadas outras causas que envolvem o processo. Assim, deve-se priorizar e validar a causa raiz dentre as
outras causas. A utilização dos 5 Porquês é um método interessante para ajudar
nas etapas de priorização e validação.
I- Improve (Melhorar): Deve-se identificar soluções que sejam possíveis para evitar a causa
raiz do problema. Deve- se testar a
efetividade da solução afim de analisar se o resultado é promissor e dessa
forma concretizá-la. Outras soluções encontradas podem ser testadas e
registradas para uma futura aplicação. As etapas desse processo são:
- Identificação e
criação de soluções;
- Concentração
nas soluções simples e de fácil
implementação;
- Teste das
soluções
- Plano de
ação,pode-se utilizar a ferramenta 5W2H
- Implementação e
implantação das melhorias
C - Control (Controlar): Essa etapa tem como objetivo controlar as ações do plano de ação. É
imprescindível que os critérios de controle sejam definidos, por exemplo:
metas, estatísticas afim de que se possa monitorar as ações que estão sendo
implementadas. A performance do plano de ação deve ser verificado para garantir
que os resultados sejam alcançados e assim avaliar se as ações de melhorias
foram eficazes. A ideia desse passo é buscar
a melhoria contínua.
O Six Sigma é constituído
nos pilares: Infraestrutura de especialistas: Sponsors, Champions, Master Black
Belt, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt e White Belt
Six Sigma está
relacionado com uma medida, no caso uma medida de variação chamada sigma. Seu
nome é referente ao seis níveis de qualidade , no qual cada etapa é nomeada de
sigma e exprime a quantidade máxima
permitida de defeitos por milhão. A frequência dos erros cometidos é medida,
afim de atingir as estatísticas próximas ao sexto nível sigma. Dessa forma,
entende-se a redução da variação no resultado que é entregue aos clientes, numa
taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição. Na tabela abaixo é relacionado cada sigma com
a quantidade de defeitos por milhão.
Fonte: autor
Um produto
possuindo o 6 sigma significa que a qualidade é notável, ou seja, a chance de produzir defeitos é muito baixa, tendendo
a ser nula. A medida estatística sigma é utilizada para a medição de taxa de
falhas nos processos.
Benefícios do Six Sigma
O Six Sigma
apresenta benefícios quando aplicado em uma organização. Pode-se destacar
dentre eles:
- Processos padronizados e
estabilizados;
-Estresses reduzidos que ocasionados pelos
problemas de qualidade;
- Uma maior produtividade;
-Redução dos custos originados pelos por erros e retrabalhos;
- Aumento da satisfação dos clientes internos e
externos;
A metodologia Six
Sigma tem um papel na mudança cultural da empresa onde é aplicada. Considerada
uma filosofia de trabalho, acarreta no âmbito das pessoas a modificação do comportamento,
pois os projetos Six Sigma necessitam ter um impacto concreto. Abrange a
motivação das pessoas: investir em treinamento permite tempo para que surjam
inovações. Desenvolve confiança, pensar cientificamente permite que as decisões
fiquem mais claras. Mudanças de processos transformam a maneira de como os indivíduos
trabalham e eliminam toda a questão
burocrática. Promove o progresso de
projetos que são desenvolvidos em equipe, os quais requerem grande trabalho. O
cliente norteia a seleção de projetos através de suas exigências.
Para que todo
esse processo seja realizado, é
necessário kit de ferramentas para que se possa melhorar os processos de
negócios, assim os processos se tornam mais confiáveis e transparentes. A tomada de decisão baseada em
fatos é permitida e pode-se destacar o
fornecimento de plataforma que visa o crescimento lucrativo. As metas
organizacionais e de processos são trabalhadas seus alinhamentos, o foco no
cliente é determinado. A linguagem comum entre os indivíduos, fornecedores e
clientes internos é estabelecida.
Projeto típico de seis
sigma em engenharia de sistemas
A empresa enxerga que houve problemas na integração de sistemas em propostas e
projetos anteriores;
É necessária a formação de um equipe para a coleta de dados e
para determinar a causa raiz do problema;
90% das ultrapassagens são requisitos de interface que não
foram compreendidos;
Os procedimentos para revisão de interface são anotados afim de
utilizar as melhores práticas dos projetos antecedentes;
Uso de um projeto piloto utiliza novos procedimentos e
critérios de revisão;
Para evitar problemas que podem surgir,modifica o processo e
o treinamento padrão da organização.
Aplicabilidade à
Engenharia
As "partes"
que compõem a engenharia de sistemas são
produzidas através de processos que não tem mecanizações previsíveis;
A aplicação
rigorosa da metodologia Six Sigma pode
ser impedida por simples variações nos processos cognitivos humanos;
A variação
de um processo nunca deve ser eliminada ou reduzida a um nível moderado;
Não há
possibilidade de medir os resultados claramente e retorná-los a empresa, ele é
analisado em redução de riscos, crescimento na satisfação do cliente, e lances
mais competitivos no mercado.
Como o Six Sigma ajuda
na melhoria de processos
Os esforços de PI geralmente geram pouco impacto direto nas metas de negócios (resultados medidos com em atividades implementadas);
Six Sigma fornece resultados que
importam para gerentes (menos defeitos, maior eficiência, economia de custos);
Concentra-se na solução
de problemas em pequenos grupos e permite sucessos
frequentes (3-9 meses), se concentra na percepção de qualidade do cliente.
As barreiras e desafios
Têm-se problemas mais claros,
soluções mais simples e pagamentos maiores e menos necessidade de coordenação.
Os projetos posteriores se tornam
mais difíceis;
Manter esforços de projetos e
esforços semelhantes;
Deve-se focar a "dor" e
não a solução já assumida;
Dificuldade de analisar problemas
de engenharia devido aos dados inexistentes e problemas de gravação;
Os dados devem ser demonstrados ao
gerente, ter menos valor em um ambiente caótico e envolvimento dos clientes.
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