Robustez na Estabilidade
de Aeronaves
Processos de Definição
de Requisitos
1.Definição de Expectativas de Stakeholder: O interesse está
na melhor maneira da estabilidade da aeronave e saber se o projeto tem
viabilidade técnica, analisando se compensará investir nesta linha.
2. Definição de Requisitos Técnicos: Os produtos disponíveis
atenderem à necessidade do projeto requisitado, bem como o serviço que será
prestado pela empresa contratada.
Processos de Definição
de Solução Técnica
3. Decomposição lógica: o design da aeronave influencia na
estabilidade da mesma, além dos fluxos de ar que devem ser considerados como
entrada. Neste caso sendo um sistema multivariável.
4. Definição de Solução de Projeto: São abordados todas as
ideias , visões, análise de conhecimento que abrangem os problemas de
estabilidade, incluindo o material e o
sistema que levará a corrigir a perturbação do voo da aeronave.
Processos de Realização
do Produto
5. Implementação do produto: Para a realização do produto,
temos que lembrar que engenharia de sistemas engloba o sistema como um todo
tendo este vários subsistemas que se interligam. Dessa forma é necessário estratégias de produção que
efetuem a prática desses subsistemas. Por exemplo, o subsistema de design deve
estar integrado ao subsistema de inovação.
6. Integração do Produto:
Assim como a implementação do produto, aqui cada produto feito deve se
incorporar e se necessário fazer as respectivas adaptações para o novo projeto,
atingindo o objetivo proposto.
Processos de avaliação
7. Verificação do produto; 8.Validação do produto: essas etapas são
independentes mas usadas em conjunto afim de verificar se o produto, um serviço
ou até mesmo um sistema atende aos exigências estabelecidas. Nesse ponto ocorre
a avaliação e teste de cada produto inovado, como a fuselagem, asas, radome,
trem de pouso. São realizadas também as devidas simulações de voo, considerando
todo o sistema.
Processo de Transição
de Produto
9. Transição de produto: considera-se o resultado final.
Ocorre conforme as políticas adotadas pela empresa. Engloba a preservação da
aeronave, o suporte na entrega e os
devidos cuidados exigidos com todo o sistema.
Processo de
Planejamento Técnico
10. Planejamento Técnico: Essa etapa aborda o planejamento e
a realização do produto, é executada a revisão
de todos os requisitos exigidos na aeronave, como medições das asas,
leme, estabilizador vertical, dentre outros. É realizada as melhorias e
adaptações necessárias ao sistema, como troca do material dos dispositivos.
11. Gestão de Requisitos: esse procedimento envolve
documentação, análise, concordância com os requisitos, controle de mudanças.
Ocorre a comunicação com os stakeholders do projeto. Gerencia as mudanças nos
requisitos de um sistema. Alteração de medições dos equipamentos da aeronave,
melhorias nas adaptações.
12. Gestão de Interface: responsável por definir, controlar e
comunicar dados necessários para que os objetos que antes não se relacionavam
passem a se correlacionarem. Tem o seu início na concepção do projeto e se
estende através das operações e da manutenção.
13. Gestão de Risco Técnico: medidas e políticas que buscam equilibrar os riscos e
os custos da empresa. Envolve
planejamento, organização, direção e controle de todos recursos da mesma.
14. Gestão de Configuração: Essa etapa envolve o
desenvolvimento de software. Permite o desenvolvedor manter o código-fonte,
documentação, problemas, mudanças requeridas e as modificações realizadas sob
controle.
15. Gestão de Dados Técnicos: gerenciamento e controle de
documentos, registros de dados, controle de alterações no design
Processo de Avaliação
Técnica
16. Avaliação Técnica: realização de vistoria e fiscalização
do sistema e dos componentes que compõem a aeronave, incluindo testes,
simulações, conferência da de toda a estrutura em si (montagem).
Processo de Análise de
Decisão Técnica
17. Análise de Decisão: Etapa que decide se o produto atendeu
todas as especificações necessárias, análise das medições e possíveis melhorias
no sistema. Verificação dos dados obtidos afim de comparar se atingiu o
objetivo.
Fonte: Autor
Definição do problema
de estabilidade de uma aeronave
Um dos problemas de estabilidade de uma aeronave é a leitura
errônea de sensores posicionados no corpo da mesma. Dessa forma, pode-se
destacar o sensor de ângulo de ataque indicam
aos pilotos a inclinação que se encontra a aeronave além de alertar uma
possível perda de estabilidade. Na Indonésia, uma aeronave da Boeing apresentou
problemas nos sensores de incidência e nos que indicam a velocidade. Esse sensores de incidência exibiram divergência
nos ângulos em 20 graus, apesar de que deveriam estar alinhados.
Em um voo realizado com a aeronave 737 MAX 8, foi relatado
que o pilotos enfrentaram problemas com o equipamento desde sua decolagem, no
qual o nariz do Boeing foi forçado para baixo repetidas vezes devido ao sensor
de ângulo de ataque.
O Boeing com apenas 2 meses de operação apresentou falhas nos
sensores, e estes enviaram leituras erradas ao software MCAS, o que causava
perda de sustentação do mesmo apontando seu nariz para baixo. Nestas condições
o piloto entra em cena para corrigir a aeronave. Foram 24 vezes puxando o
modelo para tentativa de correção e ganhar estabilidade, isso ocorreu durante
11 minutos e o fato ocorrido foi poucos minutos após a decolagem do Boeing. O
modelo foi lançado com o posicionamento dos motores mais alto e mais distante
da fuselagem o que influenciou diretamente na perda estabilidade. O sensor é
responsável pela leitura de altitude e velocidade do ar, que são dados
importantes para um voo ser realizado com segurança.
Existem 3 subsistemas que levaram o sistema à instabilidade: Sensor
de ângulo de ataque, a aerodinâmica do modelo e MCAS (Sistema de Aumento de
Características de Manobra). Eles se relacionam da seguinte forma, em destaque
na figura abaixo:
Fonte: Autor
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