Resumo Capítulo 3 e
aplicação a aeronave 737 MAX 8
O capítulo 2 mostrou
exemplos que tem seu comportamento próprio baseado em suas estruturas, são
sistemas relativamente simples que dentro de seus limites funcionam em perfeito
estado, recuperando a compostura e prosseguindo seu funcionamento. Como
exemplos já citados: manter a temperatura de uma sala, extração de petróleo ou
equilíbrio de uma atividade pesqueira.
Quando o sistemas vão
além eles podem desmoronar ou apresentar um comportamento inusitado. Ele podem
também funcionar da melhor maneira, dessa forma
podemos observar a harmonia de todos os subsistemas no sistema como um
todo. Como exemplo, uma comunidade que responde em alta velocidade para
responder a um fenômeno natural como uma tempestade. É perceptível a união de
todas as pessoas com suas habilidades e cooperação durante horas para
restabelecer o local que foi atingido.
No problema de estabilidade da aeronave 737 MAX 8 não é diferente. Se cada subsistema
trabalha de acordo e com cooperação enviando
dados e dando o feedback no tempo certo, é certeza o sucesso do mesmo como no
exemplo da comunidade citada no livro. No caso da aeronave seria necessário os
dados corretos fornecidos pelo sensor, além do funcionamento correto do
software e boa resposta da nova aerodinâmica dos motores. Vale lembrar que se
um subsistema não funciona conforme esperado afetará os outros subsistemas. O
sucesso que se deseja atingir nesse problema depende de ambos.
O sucesso para que um
sistema funcione bem está nas propriedades dos sistema, pode-se destacar: resiliência, auto-organização ou
hierarquia.
Resiliência
O conceito de
resiliência tem muitas definições e depende diretamente do ramo que está
inserida. Ela é uma capacidade de medida de um sistema sofrer e sobreviver as
diversas perturbações em um ambiente. Sua origem está ligada em vários ciclos
de feedback que trabalha de diferentes
formas e tentam restaurar o sistema. Um único loop de balanceamento pode
trazer o sistema a estabilidade
novamente. A importância de se ter vários loops é a garantia caso um desses
venha a falhar.
A resiliência em nível
mais alto é meta- resiliência que consistem em um conjunto de loops de
feedbacks que restaura loops. Nesse caso o sistema é auto organizado, sendo
portanto a outra característica para que um sistema funcione da melhor maneira.
Um ótimo exemplo é o corpo humano que tem a capacidade de afastar vários
invasores e tolerar amplas faixas de
temperatura. A resiliência aliada a um sistema auto organizado é bem significativo
destacando uma grande capacidade de resistência. O ecossistema tem a capacidade
de aprender, por exemplo, a variabilidade genética disposta nas mais diversas
espécies de animais.
A resiliência não se
resume em sistemas estáticos ou constantes. Ela é aplicada também em sistemas
dinâmicos. Um exemplo disso é o próprio estudo da aeronave Boeing Max 737. Vale
destacar a distinção entre a estabilidade estática e resiliência, a primeira
tem a característica que é medido a pela variação na condição de um
sistema de período a período. Já a segunda é necessário exceder os limites do sistema e
danificar alguns loops de balanceamento.
No estudo da aeronave pode-se destacar a resiliência de um profissional da
aviação, já que ocorrem mudanças e diversos desafios diariamente. Estes podem
acontecer durante um voo, em aeroportos e nos serviços prestados pela companhia
aérea.
Destaca-se a seguir alguns desafios:
• Comportamentos
imprevisíveis que surgem de acordo com o estado emocional de um passageiro;
• Condições
meteorológicas, operações de outras companhias aéreas na pista;
• Fadiga e cansaço
devido a várias horas de voo, no caso de pilotos e comissários.
Os profissionais passam por
treinamento realizado pela empresa através de cursos, seminários que os tornam
capazes de fazer com que tomem a melhor decisão no local em que estão
trabalhando, visando fornecer segurança e conforto aos seus clientes. Assim, o indivíduo
deve estar atento em seus procedimentos e saber lidar com erros e situações
adversas.
Auto-organização
Uma das características de aluns
sistemas complexas é capacidade de aprender,
de diversificar e de evoluir. O sistema é capaz de se diversificar no decorrer
do tempo de adquirir novas maneiras de lidar com a situação.Um exemplo disso é
a capacidade da sociedade pegar as ideias de queima de carvão e produzir vapor,
extrair matéria- prima e produzir veículos e associar a tecnologia na
construção de dispositivos que são capazes de evoluir em uma sistema de
telecomunicação. Isso é a capacidade de um sistema de tornar sua própria
estrutura mais complexa.
A organização está presente na natureza, como a formação de cristais de
gelo em uma janela, o desenvolvimento de
um criança poder falar.No caso de estudo a aeronave não é diferente. Diversos
modelos foram sendo construídos e houve a necessidade de otimizá-las, como
exemplo temos a redução no consumo de combustível.
Assim como resiliência, a auto-organização muitas vezes
é sacrificada devido ao tempo que um dispositivo precisa ser entregue,
destaca-se também por questões de produtividade. A auto-organização produz heterogeneidade
e imprevisibilidade. Faz com que surja novas maneira de fazer as coisas e lidar
com as situações, pode-se dizer que é um conceito fundamental na estruturação
do problema da aeronave MAX 8. Ela incentiva a experimentação de novos
equipamentos e descobertas de novas configurações que podem ser interessantes
no decorrer de cada experimento realizado. Nunca se deve fechar para o novo, claro que não pode colocar em
declínio uma produção que se encontra em grandes avanços.
Esse conceito deve ser aberto a todo e qualquer tipo de empresa. Muitas das
menores precisariam de fatores e intervenções externas como no caso financeiro.
Muitas das descobertas realizadas em estudo de novas configurações podem ser a
chave para o sucesso de modelos que há
anos precisam de uma solução em um
subsistema. A tecnologia auxilia muito nessa questão, mas vale destacar o fator humano, pois a máquina pode até ter
um bom desempenho, mas a mente chega à alguns lugares que um aparelho não
chegará jamais.
Hierarquia
Um sistema auto organizado gera a hierarquia no processo de criação de
novas configurações. O mundo é um sistema constituído de vários subsistemas que
englobam outros subsistemas ainda maiores.
Um exemplo são as células de um órgão que estão inseridos no subsistema de um
organismo, que por sua vez faz parte de um subsistema de uma família e assim por diante.
Pode-se dizer que existe um disposição
hierárquica nos subsistemas. Dessa forma ele podem se manter comunicar entre si, estabelecendo uma ordem e
disciplina das coisas para o seu bom funcionamento, assim eles vão se regulando
e atendendo as necessidades de um subsistema maior.
Na aeronave MAX 8 destaca-se três subsistemas responsáveis pela
estabilidade do sistema. Eles devem obedecer uma certa hierarquia e ordem de
funcionamento para que possam atingir o objetivo proposto. O sensor deve enviar
os dados ao software que por sua vez deve tomar a decisão para manter o avião
em perfeitas condições de voo. A aerodinâmica deve corresponder e estar em consenso com os outros dois subsistemas aprimorando o funcionamento resultando em um estrutura estável,
resiliente e satisfatória garantindo a segurança de seus tripulantes.
Essas três propriedades são essenciais para que o sistema funcione da
maneira desejada, e são as razões para que
um sistema dinâmico funcione bem. O gerenciamento delas melhoram a
capacidade de um sistema funciona corretamente
a longo prazo. Vale lembrar que os sistemas podem apresentar
comportamentos inusitados.
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