Resumo Capítulo 3 e aplicação a aeronave 737 MAX 8


O capítulo 2 mostrou exemplos que tem seu comportamento próprio baseado em suas estruturas, são sistemas relativamente simples que dentro de seus limites funcionam em perfeito estado, recuperando a compostura e prosseguindo seu funcionamento. Como exemplos já citados: manter a temperatura de uma sala, extração de petróleo ou equilíbrio de uma atividade pesqueira.


Quando o sistemas vão além eles podem desmoronar ou apresentar um comportamento inusitado. Ele podem também funcionar da melhor maneira, dessa forma  podemos observar a harmonia de todos os subsistemas no sistema como um todo. Como exemplo, uma comunidade que responde em alta velocidade para responder a um fenômeno natural como uma tempestade. É perceptível a união de todas as pessoas com suas habilidades e cooperação durante horas para restabelecer o local que foi atingido.


No problema  de estabilidade da aeronave  737 MAX 8 não é diferente. Se cada subsistema trabalha de acordo e  com cooperação enviando dados e dando o feedback no tempo certo, é certeza o sucesso do mesmo como no exemplo da comunidade citada no livro. No caso da aeronave seria necessário os dados corretos fornecidos pelo sensor, além do funcionamento correto do software e boa resposta da nova aerodinâmica dos motores. Vale lembrar que se um subsistema não funciona conforme esperado afetará os outros subsistemas. O sucesso que se deseja atingir nesse problema depende de ambos.

O sucesso para que um sistema funcione bem está nas propriedades dos sistema, pode-se destacar: resiliência, auto-organização ou hierarquia.



Resiliência


O conceito de resiliência tem muitas definições e depende diretamente do ramo que está inserida. Ela é uma capacidade de medida de um sistema sofrer e sobreviver as diversas perturbações em um ambiente. Sua origem está ligada em vários ciclos de  feedback que trabalha de diferentes formas e tentam restaurar o sistema. Um único loop de balanceamento pode trazer  o sistema a estabilidade novamente. A importância de se ter vários loops é a garantia caso um desses venha a falhar.


A resiliência em nível mais alto é meta- resiliência que consistem em um conjunto de loops de feedbacks que restaura loops. Nesse caso o sistema é auto organizado, sendo portanto a outra característica para que um sistema funcione da melhor maneira. Um ótimo exemplo é o corpo humano que tem a capacidade de afastar vários invasores  e tolerar amplas faixas de temperatura. A resiliência aliada a um sistema auto organizado é bem significativo destacando uma grande capacidade de resistência. O ecossistema tem a capacidade de aprender, por exemplo, a variabilidade genética disposta nas mais diversas espécies de animais.


A resiliência não se resume em sistemas estáticos ou constantes. Ela é aplicada também em sistemas dinâmicos. Um exemplo disso é o próprio estudo da aeronave Boeing Max 737. Vale destacar a distinção entre a estabilidade estática e resiliência, a primeira tem a característica que é  medido a pela variação na condição de um sistema de período a período. Já a segunda  é necessário exceder os limites do sistema e danificar alguns loops de balanceamento.


No estudo da aeronave pode-se destacar a resiliência de um profissional da aviação, já que ocorrem mudanças e diversos desafios diariamente. Estes podem acontecer durante um voo, em aeroportos e nos serviços prestados pela companhia aérea.



Destaca-se a seguir alguns desafios:



• Comportamentos imprevisíveis que surgem de acordo com o estado emocional de um passageiro;


• Condições meteorológicas, operações de outras companhias aéreas na pista;


• Fadiga e cansaço devido a várias horas de voo, no caso de pilotos e comissários.



 Os profissionais passam por treinamento realizado pela empresa através de cursos, seminários que os tornam capazes de fazer com que tomem a melhor decisão no local em que estão trabalhando, visando fornecer segurança e conforto aos seus clientes. Assim, o indivíduo deve estar atento em seus procedimentos e saber lidar com erros e situações adversas.





Auto-organização


Uma das características  de aluns sistemas complexas é capacidade de  aprender, de diversificar e de  evoluir.  O sistema é capaz de se diversificar no decorrer do tempo de adquirir novas maneiras de lidar com a situação.Um exemplo disso é a capacidade da sociedade pegar as ideias de queima de carvão e produzir vapor, extrair matéria- prima e produzir veículos e associar a tecnologia na construção de dispositivos que são capazes de evoluir em uma sistema de telecomunicação. Isso é a capacidade de um sistema de tornar sua própria estrutura mais complexa.



A organização está presente na natureza, como a formação de cristais de gelo em uma janela,  o desenvolvimento de um criança poder falar.No caso de estudo a aeronave não é diferente. Diversos modelos foram sendo construídos e houve a necessidade de otimizá-las, como exemplo temos a redução no consumo de combustível.



 Assim como  resiliência, a auto-organização muitas vezes é sacrificada devido ao tempo que um dispositivo precisa ser entregue, destaca-se também por questões de produtividade. A auto-organização produz heterogeneidade e imprevisibilidade. Faz com que surja novas maneira de fazer as coisas e lidar com as situações, pode-se dizer que é um conceito fundamental na estruturação do problema da aeronave MAX 8. Ela incentiva a experimentação de novos equipamentos e descobertas de novas configurações que podem ser interessantes no decorrer de cada experimento realizado. Nunca se deve fechar para  o novo, claro que não pode colocar em declínio uma produção que se encontra em grandes avanços.


Esse conceito deve ser aberto a todo e qualquer tipo de empresa. Muitas das menores precisariam de fatores e intervenções externas como no caso financeiro. Muitas das descobertas realizadas em estudo de novas configurações podem ser a chave para  o sucesso de modelos que há anos  precisam de uma solução em um subsistema. A tecnologia auxilia muito nessa questão, mas vale destacar  o fator humano, pois a máquina pode até ter um bom desempenho, mas a mente chega à alguns lugares que um aparelho não chegará jamais.




Hierarquia


Um sistema auto organizado gera a hierarquia no processo de criação de novas configurações. O mundo é um sistema constituído de vários subsistemas que englobam  outros subsistemas ainda maiores. Um exemplo são as células de um órgão que estão inseridos no subsistema de um organismo, que por sua vez faz parte de um  subsistema de uma família e assim por diante. Pode-se dizer que existe um  disposição hierárquica nos subsistemas. Dessa forma ele podem se manter  comunicar entre si, estabelecendo uma ordem e disciplina das coisas para o seu bom funcionamento, assim eles vão se regulando e atendendo as necessidades de um subsistema maior.


Na aeronave MAX 8 destaca-se três subsistemas responsáveis pela estabilidade do sistema. Eles devem obedecer uma certa hierarquia e ordem de funcionamento para que possam atingir o objetivo proposto. O sensor deve enviar os dados ao software que por sua vez deve tomar a decisão para manter o avião em perfeitas condições de voo. A aerodinâmica deve corresponder  e estar em consenso com os outros dois subsistemas aprimorando o funcionamento resultando em um estrutura estável, resiliente e satisfatória garantindo a segurança de seus tripulantes.



Essas três propriedades são essenciais para que o sistema funcione da maneira desejada, e são as razões para que  um sistema dinâmico funcione bem. O gerenciamento delas melhoram a capacidade de um sistema funciona corretamente  a longo prazo. Vale lembrar que os sistemas podem apresentar comportamentos inusitados.

   




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